A importância de contratar um seguro viagem

Uma pesquisa realizada pela Travel Ace, 30% dos turistas brasileiros contratam um seguro ou assistência de viagem para suas jornadas. Estar assegurado para casos de acidentes, problemas de saúde e outros inconvenientes, porém, pode ser fundamental para que a viagem não seja arruinada. Um simples primeiro atendimento médico nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar milhares de dólares caso o viajante não tenha um seguro. Já na Europa, os países que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha uma cobertura securitária mínima de 30.000 euros para despesas médico-hospitalares. Seguros e assistências também oferecem cobertura para outros tipos de problemas, como extravio de bagagem e necessidade de assistência jurídica.
Segundo o gerente de produto da Mapfre Assistance, João Ayres, é importante que o turista procure conhecer o estado de sua saúde antes de viajar. “Pedimos para que as pessoas sempre tenham a preocupação de fazer uma avaliação médica antes de embarcar em uma viagem.
Seguro ou assistência?
De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), há diferenças entre seguro e assistência de viagem. A entidade informa que, com o seguro, o viajante geralmente paga para ser atendido no hospital ou clínica que lhe estiver mais próximo e depois é reembolsado. A assistência, por sua vez, oferece uma rede limitada (mas geralmente extensa) de hospitais e clínicas conveniados, aos quais o viajante só precisa mostrar seu cartão de cliente para ser atendido. Diz a Fenaprevi: “No caso do seguro-viagem, se houver uma emergência o segurado deverá procurar, junto à seguradora ou por conta própria, a melhor estrutura que lhe atenda. Além disso, o segurado pode ter que pagar por todos os serviços prestados, como hospital, exames e medicamentos e depois pedir um reembolso. Com a assistência, o cliente conta com uma central de atendimento e uma rede específica de prestadores de serviços hospitalares. Neste caso, em uma situação de emergência, o cliente deverá contatar essa central, que lhe encaminhará ao hospital da rede mais próximo”.
Perfil da viagem
Antes de contratar uma assistência ou seguro viagem, é importante levar em consideração as características da viagem que será realizada. Se a jornada envolver esportes radicais, por exemplo, é essencial fazer um seguro que cubra os acidentes que podem ocorrer nesses tipos de aventura. É também válido que o turista saiba se o país que irá visitar passa por alguma situação epidêmica. Uma ótima fonte para essa consulta é o site www.who.int. Vale lembrar, porém, que, de acordo com a legislação brasileira (circular Susep nº 302/2005), todo seguro viagem deve contemplar as coberturas básicas de morte acidental e invalidez permanente parcial ou total por acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário